Sejam bem vindos ao universo Junk!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Alice - 1988

- Sinopse -

Uma releitura surreal e perturbadora do clássico de Lewis Carroll em que Alice entra em um mundo de fantoches e, eventualmente, transforma-se em um deles. Alice vagueia por porões sujos e úmidos, salas e corredores decadentes e ameaçadores, sempre acompanhada por criaturas formadas de ossos, peles de animais, sucata e outras sobras. Todo sentido do espaço se perde no ambiente escuro e claustrofóbico dessa combinação de stop-motion com ação real.

- Crítica -

Neco z Alenky (“Alguma Coisa de Alice”, numa tradução livre, embora o título internacional ficou simplesmente “Alice”) é a perturbadora e ambígua visão de Jan Švankmajer para Alice e a sua procura pelo Coelho Branco. O longa possui apenas uma atriz de carne e osso, a garotinha Kristýna Kohoutová, sendo o restante do elenco composto por bonecos cujas vozes também são feitas por Kristýna. Aqui o País das Maravilhas deixou seu manto de fantasia para trás e o que temos é um lugar inóspito e intimidador, formado por objetos corriqueiros que assumem formas assustadoras. A própria protagonista é um bom exemplo do que você pode esperar. Alice é uma garotinha quieta e soturna, que brinca sozinha no seu quarto, rodeada por bonecas antigas, coleções de besouros, criaturas empalhadas e ossos. Sem contar o olhar inquietante da menina: uma verdadeira versão feminina do anticristo Damien do clássico “Profecias” de 1976! E os demais habitantes do País das Maravilhas não ficam devendo em nada a essa nova Alice: o Coelho Branco é um animal empalhado com a barriga rasgada de onde não pára de sair serragem, a Lagarta é uma meia com dentes, cujos olhos são costurados ao final e muitos outros personagens são crânios e ossos dotados de corpos de bonecas. A introdução do filme é justamente um aviso do que o aguarda nesse lugar: “Alice pensou consigo mesma: agora vamos ver um filme feito para crianças... talvez. Mas não se esqueça que deve fechar os olhos, porque de outra maneira, não verá nada.” Em nenhum momento fica claro se o que vemos é o sonho (ou seria pesadelo?) de Alice e, como uma história onírica, nada do que vemos é o que parece, muito menos se esse realmente é o tipo de história para crianças.

- Informações do Arquivo -

Diretor: Jan Švankmajer
Formato: Rmvb.
Duração: 1:33
Tamanho: 305 Mb.
Áudio: Inglês.
Legendas: Português.

Download:

http://rapidshare.com/files/259779219/JSALHH_ShadowsV.part1.rar
http://rapidshare.com/files/259798732/JSALHH_ShadowsV.part2.rar
http://rapidshare.com/files/259765119/JSALHH_ShadowsV.part3.rar

Senha: http://farra.clickforuns.net

Como sou um fã incondicional desta belíssima história de Lewis, achei essa versão meio macabra da história que na minha opinião nem é tão infantil assim mas é assim considerada, confesso que ainda não assisti essa versão mas pelo meu facínio com Alice acredito ser no minimo interessante uma releitura diferente das que conhecemos hoje.

Por - O Idiota - Julio Anarcovik

0 Comments:

Post a Comment